Lado B Projeto se prepara para lançar seu segundo álbum!

LADO B PROJETO

11/15/20243 min read

Iniciativa pioneira em trazer para o mundo da música Funk Proibidões voltados para o público masculino +18, virá com novas e disruptivas ideias, incluindo músicas em inglês, espanhol e português, além de um EP especial de Natal: “Christmas Porn”! As músicas estão sendo levadas para o ambiente acadêmico, onde são apresentadas e analisadas nas Ciências Sociais.

Após ter uma de suas músicas banida do Spotify e ter sido recusada pelas maiores playlists de funk nas plataformas de música, a iniciativa segue ganhando mais fãs e seguidores a cada dia. “Dentro do segmento dos chamados Funks Proibidões, surgiu uma ramificação que poderíamos chamar de Funks Proibidões Sexuais, com letras sexualmente explícitas. Acontece que, em geral, a perspectiva dessas produções é heteronormativa. Acredita-se que o cara que está ouvindo e dançando está automaticamente interessado em ‘vagina’ ou ‘bucetas’, o que não necessariamente é verdade”, analisa João Silva Junior, cientista social que levou as letras e o som do grupo para dentro da universidade, onde apresenta a iniciativa musical que ele ajudou a criar. Chamado de “pesquisa-ação” e utilizando a chamada “etnometodologia”, João faz seu estudo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é orientado pela Professora Dra. Manuela Vieira Blanc, docente do PGCS.

O segundo álbum teve sua data de estreia adiada e agora se tornou uma surpresa. “Sairá em algum dia do mês de novembro ou dezembro”, afirma um dos integrantes do grupo. A data e a hora exatas ainda não são conhecidas, mas duas coisas estão certas: o lançamento terá uma exibição exclusiva e prioritária apenas para os clientes do Seven Cruising Bar, e haverá músicas em outros idiomas.

Imagem | Divulgação

O projeto, que chegou a ter uma música banida do Spotify, ainda se prepara para trazer uma novidade: uma repaginada nas músicas temáticas. “Chega de ‘olha a cabeleira do Zezé’. Agora o Zezé é assumido e fala que pega geral mesmo", diz um dos membros da iniciativa artística.

O primeiro "álbum de singles", intitulado Sem Equívoco, bateu a marca de 100 mil streamings. Embora esse número pareça modesto em comparação com a indústria da música pop, é um marco significativo, considerando que a iniciativa contou com praticamente zero investimento em publicidade. “Nossa base inicial de fãs foi o público do Seven Cruising Bar”, afirmam os integrantes. Por isso mesmo, o novo álbum é um tributo ao Seven, o principal entusiasta da proposta, que enfrentou dificuldades para encontrar parcerias. "Todo mundo disse não para a gente, riram e afirmaram que não nos dariam espaço, até que alguém finalmente enxergou potencial nas nossas ideias", declaram.

Henry Ébano posa para o Ensaio Lute com Orgulho. Foto deve estampar um dos single do novo álbum que sai a qualquer momento.

“Todas as playlists de funk não nos incluíram; ao mesmo tempo, estamos em mais de 200 playlists. Falamos o que muitos caras sempre quiseram ouvir. É sobre isso”, acrescentam. O grupo segue com uma base de mil ouvintes mensais — e crescendo.

Se você ainda não conhece o Lado B Projeto, sugerimos começar dando play no clipe (sexy e divertido) de Macetei um Prédio Inteiro e, em seguida, procurar por Lado B Projeto na sua plataforma de música preferida.

Macetei um prédio inteiro (Clipe): https://youtu.be/FUfOw2PWJaE?si=te8ybIyx-KhPWIE0

Siga o grupo nas redes:

Instagram: @Ladobprojeto7

Twitter: @ladobprojeto

Aproveita e segue o Estima também:

Instagram: @fundacaoestima

Twitter: @fundacaoestima

Capa do próximo álbum do Lado B Projeto com os PornStars Roger e Puccini