G20 e o impacto para uma sociedade melhor

11/13/20243 min read

O que é o G20?

O G20 é uma grande reunião das 19 maiores economias do mundo. Seu objetivo, é trazer uma melhor cooperação entre os países, onde abordam temas que são pertinentes a todos, como desenvolvimento sustentável, políticas públicas e economia.

Este ano, o Brasil vai ser a sede do G20, no Rio de Janeiro durante os dias 18 e 19 de novembro. Uma novidade dessa edição, é o G20 Social, que vai ampliar a participação de ONG's nas pautas da reunião.

Com o G20 Social, vamos ter grupos de engajamento, como sociedade civil, juventude, mulheres, trabalho, cidades, negócios, ciências, startups, parlamentos, tribunais de contas, cortes supremas e oceanos, que chegam a reunião com o intuito de trazer novas perspectivas de um mundo melhor para todos.

O G20 Social e sua iniciativa de transformação

A reunião do G20 Social vai ocorrer entre os dias 14 a 16 de novembro, também no Rio de Janeiro, com diversas atividades para enriquecer seu projeto de vida e perspectivas temáticas para uma sociedade mais justa e igualitária.

Dentre as pautas, haverão atividades culturais, debates sobre temas pertinentes como o combate a fome, desigualdades sociais, mudanças climáticas e muito mais.

Como este é um evento global, a cidade do Rio de Janeiro contemplará seus cidadãos com um feriado do dia 15 ao dia 20 de novembro, para garantir que todas as atividades sejam realizadas com êxito.

Preparativos para o G20 Brasil | Divulgação

O impacto do G20 no Brasil

Para o Brasil, cediar a cúpula do G20, certamente é uma oportunidade de influenciar a agenda global, e estabelecer um bom compromisso com o mundo para o desenvolvimento sustentável e igualitário.

Além disso, temos também o impacto econômico, pois o setor de turismo para a cidade do Rio de Janeiro ficará aquecido com a movimentação de delegações internacionais para o país.

Já com a criação do G20 social, finalmente vamos dar voz a organizações que geralmente não possuem acesso a influência de decisões políticas de maneira ativa. Deste modo, vamos trazer uma boa imagem para outras nações de que o Brasil de fato está interessado em promover um desenvolvimento que seja bom para todos.

Expectativas futuras

Após o fim da cúpula do G20, certamente veremos o impacto das iniciativas que foram discutidas. Vamos poder observar como que os debates sobre combate a fome, desenvolvimento sustentável e desigualdades sociais vão pautar as próximas políticas públicas que serão estabelecidas pelo governo, impactando de maneira positiva a população.

Certamente o Brasil está pronto para promover diálogos que não se limitam somente a economia e dinheiro, mas também que envolva a sociedade como um todo. Desta forma, podemos esperar que o governo atue como um líder, onde a experiência dessa cúpula mostre o caminho para um mundo melhor, e que isso se transforme em políticas públicas concretas, visando sempre melhorias.

Banner G20 Social Brasil | Divulgação

Foto G20 2019 - Japão | Divulgação